Veja quais são os benefícios da tecnologia na construção civil!

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Veja quais são os benefícios da tecnologia na construção civil!

A construção civil, como todos os outros setores da economia, precisa acompanhar as atualizações para se manter competitiva.

É importante contar com agilidade acompanhada de eficiência, com a entrega de resultados satisfatórios. Nesse contexto, podemos falar sobre a tecnologia na construção civil. Veja como ela funciona!

O que é a tecnologia na construção civil?

Tecnologia na construção civil consiste no estudo e aplicação de métodos e ferramentas usadas na indústria da construção civil. Como a construção civil é um ramo da engenharia, ela sofre muita influência de inovações tecnológicas e invenções. Essas inovações permitem que progressos na construção se tornem viáveis.

Geralmente, o desenvolvimento tecnológico é resultado de uma demanda por maior produtividade e maiores lucros, ou seja, pelos objetivos principais das indústrias que atuam em qualquer área.

Para chegar a essas metas, muitas empresas apostam na tecnologia e no desenvolvimento e se mantêm atualizadas sobre as novas teorias na área e os novos instrumentos disponíveis no mercado. É uma prática que foi impulsionada com a globalização e com a Quarta Revolução Industrial, que representa a continuação de um processo aperfeiçoado da tecnologia, das máquinas.

Qual é a importância da tecnologia na construção civil?

Usar a tecnologia na construção civil é muito importante para reduzir ou eliminar os desperdícios, pois eles são grandes “vilões” no campo da construção civil. A multidisciplinaridade e a complexidade dos projetos em construção civil tornam mais difícil gerenciar os recursos (financeiros, materiais, humanos).

O tempo é outro fator que requer muito controle na execução dos projetos, pois tende a resultar em pressão sobre as construtoras para que cumpram pontualmente os prazos, que nem sempre são flexíveis.

Sem suporte tecnológico, é mais difícil alcançar as metas e as consequências são atrasos na entrega, um transtorno ainda muito comum quando falamos em construção civil.

Conforme os estudos, desde o começo do século XXI, as empresas desse ramo passam por um momento de transição, com consumidores mais exigentes, uma competitividade mais acirrada e organizações sendo desacreditadas.

Nesse contexto, as empresas começam a dar prioridade a melhorias nas edificações, modernizações dos processos, que ajuda a desenvolver novos itens, novos produtos. A tecnologia contribui fundamentalmente em dois quesitos:

  • desenvolvimento e emprego de materiais;
  • processos modernos e inovadores.

Consequentemente, construções de custos mais baixos podem ser levantadas, com maior rapidez e com boa qualidade. O monitoramento dos processos usando a tecnologia oferece algumas vantagens, como:

  • integração de todas as áreas, etapas e equipes de determinado projeto em uma mesma plataforma;
  • visão abrangente do projeto em execução;
  • antecipação e correção de erros que tendem a tornar o projeto mais caro e demorado, o que implica em atrasos;
  • suporte para tomar decisões acertadas;
  • transparência no gerenciamento, coleta e análise dos dados;
  • gestão multidisciplinar;
  • controle do cronograma pelo cliente, que fica informado sobre as etapas cumpridas e os prazos;
  • praticidade para encerrar atividades de manutenção de obra.

Quais são as principais inovações na construção civil?

Nada melhor que confirmar com exemplos como a tecnologia na construção civil pode ser aplicada:

Impressão 3D

Um prédio erguido em fevereiro de 2020 em Dubai atraiu a atenção das pessoas. Trata-se do edifício maior já construído com impressão 3D, com dois andares.

Um dos resultados para a construtora foi uma economia de 400 mil dólares em mão-de-obra, pois somente três profissionais trabalharam no canteiro de obras. O teto e as paredes foram feitos rapidamente por meio de prototipagem e deslocados por um guindaste para construir o prédio com seus 9,5 metros de altura e 640 metros quadrados de área. Excetuando-se as fundações, a construção foi feita com uma combinação de gesso, cimento e produtos reciclados.

Bioconcreto

O bioconcreto é um dos materiais inovadores da construção civil. Também é conhecido como concreto vivo ou concreto inteligente, uma solução para as rachaduras no concreto.

O material resultou das pesquisas do Dr. Henk Jonkers, da Universidade de Tecnologia da Delft, Holanda, que duraram três anos. O biconcreto apareceu em 2009.

Trata-se de uma mistura muito semelhante ao material comum, mas com agentes de cura. Os agentes são bactérias que permanecem adormecidas perto de uma fonte de alimento, o lactato de cálcio, no interior de uma cápsula feita de plástico biodegradável.

Caso o concreto sofra infiltrações, a água que penetra nas rachaduras desperta essas bactérias, elas alimentam-se do calcário e ele preenche os buracos no concreto.

Outras inovações

Outras inovações que podemos citar são:

  • produtos pré-fabricados: estruturas em concreto, drywall (gesso cartonado) e outras;
  • sistemas em nuvem: armazenamento online, com mecanismos de proteção;
  • dispositivos móveis: tablets, smartphones, notebooks para manter boa comunicação no canteiro de obras;
  • inteligência artificial (IA): alguns sistemas e robôs apresentam capacidade de tomar decisões por conta própria por meio de Aprendizagem da Máquina (machine learning);
  • máquinas automatizadas: máquinas controladas remotamente pelos funcionários;
  • realidade aumentada (RA): tecnologia imersiva que serve para antecipar os resultados ao cliente e identificar erros.

Quais são as vantagens da tecnologia na construção civil?

Vamos conferir agora algumas das principais vantagens de usar a tecnologia na construção civil:

Maior organização nos documentos

A tecnologia que permite armazenar dados em nuvem ajuda os empreendedores a organizarem sua documentação, como notas fiscais, arquivos de imagens, orçamentos, relatórios e outros, podendo acessá-los de qualquer local. Além disso, as possibilidades de perdas de documentos importante diminui.

Mais produtividade

A tecnologia na construção civil também contribui para melhorar a produtividade no canteiro de obras e no setor administrativo. Com a ajuda de softwares, é possível monitorar as atividades realizadas pelos trabalhadores no canteiro de obras.

As informações financeiras e os relatórios também favorecem a tomada de decisões ágeis e certas, pois podem ser verificadas facilmente por um sistema de gestão. O monitoramento e o controle efetivos promovem oportunidades de aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Cumprimento de prazos

As inovações também ajudam a entregar os resultados nos prazos combinados. As tecnologias novas possibilitam aos envolvidos consultar o planejamento e o cronograma da obra. Desse modo, a transparência fica garantida e as datas de entregas por cada etapa são respeitadas.

Outros benefícios

Além dessas vantagens, podemos citar:

  • melhoria na qualidade de comunicação;
  • melhor identificação de erros;
  • otimização da segurança;
  • facilidade no acesso às informações da obra;
  • otimização de custos (mais economia, menos prejuízos).

Com a tecnologia na construção civil, o trabalho se desenvolve melhor, é mais produtivo e chega ao cliente final no prazo combinado. Assim, a empresa otimiza o tempo e melhora sua imagem diante do público.

Deseja investir em ferramentas avançadas para gerenciar as atividades na construção civil? Aproveite o momento e saiba mais sobre as soluções da Qualitab!

Tecnologia

Talvez você também goste: