A construção civil, como todos os outros setores da economia, precisa acompanhar as atualizações para se manter competitiva.
É importante contar com agilidade acompanhada de eficiência, com a entrega de resultados satisfatórios. Nesse contexto, podemos falar sobre a tecnologia na construção civil. Veja como ela funciona!
O que é a tecnologia na construção civil?
Tecnologia na construção civil consiste no estudo e aplicação de métodos e ferramentas usadas na indústria da construção civil. Como a construção civil é um ramo da engenharia, ela sofre muita influência de inovações tecnológicas e invenções. Essas inovações permitem que progressos na construção se tornem viáveis.
Geralmente, o desenvolvimento tecnológico é resultado de uma demanda por maior produtividade e maiores lucros, ou seja, pelos objetivos principais das indústrias que atuam em qualquer área.
Para chegar a essas metas, muitas empresas apostam na tecnologia e no desenvolvimento e se mantêm atualizadas sobre as novas teorias na área e os novos instrumentos disponíveis no mercado. É uma prática que foi impulsionada com a globalização e com a Quarta Revolução Industrial, que representa a continuação de um processo aperfeiçoado da tecnologia, das máquinas.
Qual é a importância da tecnologia na construção civil?
Usar a tecnologia na construção civil é muito importante para reduzir ou eliminar os desperdícios, pois eles são grandes “vilões” no campo da construção civil. A multidisciplinaridade e a complexidade dos projetos em construção civil tornam mais difícil gerenciar os recursos (financeiros, materiais, humanos).
O tempo é outro fator que requer muito controle na execução dos projetos, pois tende a resultar em pressão sobre as construtoras para que cumpram pontualmente os prazos, que nem sempre são flexíveis.
Sem suporte tecnológico, é mais difícil alcançar as metas e as consequências são atrasos na entrega, um transtorno ainda muito comum quando falamos em construção civil.
Conforme os estudos, desde o começo do século XXI, as empresas desse ramo passam por um momento de transição, com consumidores mais exigentes, uma competitividade mais acirrada e organizações sendo desacreditadas.
Nesse contexto, as empresas começam a dar prioridade a melhorias nas edificações, modernizações dos processos, que ajuda a desenvolver novos itens, novos produtos. A tecnologia contribui fundamentalmente em dois quesitos:
- desenvolvimento e emprego de materiais;
- processos modernos e inovadores.
Consequentemente, construções de custos mais baixos podem ser levantadas, com maior rapidez e com boa qualidade. O monitoramento dos processos usando a tecnologia oferece algumas vantagens, como:
- integração de todas as áreas, etapas e equipes de determinado projeto em uma mesma plataforma;
- visão abrangente do projeto em execução;
- antecipação e correção de erros que tendem a tornar o projeto mais caro e demorado, o que implica em atrasos;
- suporte para tomar decisões acertadas;
- transparência no gerenciamento, coleta e análise dos dados;
- gestão multidisciplinar;
- controle do cronograma pelo cliente, que fica informado sobre as etapas cumpridas e os prazos;
- praticidade para encerrar atividades de manutenção de obra.
Quais são as principais inovações na construção civil?
Nada melhor que confirmar com exemplos como a tecnologia na construção civil pode ser aplicada:
Impressão 3D
Um prédio erguido em fevereiro de 2020 em Dubai atraiu a atenção das pessoas. Trata-se do edifício maior já construído com impressão 3D, com dois andares.
Um dos resultados para a construtora foi uma economia de 400 mil dólares em mão-de-obra, pois somente três profissionais trabalharam no canteiro de obras. O teto e as paredes foram feitos rapidamente por meio de prototipagem e deslocados por um guindaste para construir o prédio com seus 9,5 metros de altura e 640 metros quadrados de área. Excetuando-se as fundações, a construção foi feita com uma combinação de gesso, cimento e produtos reciclados.
Bioconcreto
O bioconcreto é um dos materiais inovadores da construção civil. Também é conhecido como concreto vivo ou concreto inteligente, uma solução para as rachaduras no concreto.
O material resultou das pesquisas do Dr. Henk Jonkers, da Universidade de Tecnologia da Delft, Holanda, que duraram três anos. O biconcreto apareceu em 2009.
Trata-se de uma mistura muito semelhante ao material comum, mas com agentes de cura. Os agentes são bactérias que permanecem adormecidas perto de uma fonte de alimento, o lactato de cálcio, no interior de uma cápsula feita de plástico biodegradável.
Caso o concreto sofra infiltrações, a água que penetra nas rachaduras desperta essas bactérias, elas alimentam-se do calcário e ele preenche os buracos no concreto.
Outras inovações
Outras inovações que podemos citar são:
- produtos pré-fabricados: estruturas em concreto, drywall (gesso cartonado) e outras;
- sistemas em nuvem: armazenamento online, com mecanismos de proteção;
- dispositivos móveis: tablets, smartphones, notebooks para manter boa comunicação no canteiro de obras;
- inteligência artificial (IA): alguns sistemas e robôs apresentam capacidade de tomar decisões por conta própria por meio de Aprendizagem da Máquina (machine learning);
- máquinas automatizadas: máquinas controladas remotamente pelos funcionários;
- realidade aumentada (RA): tecnologia imersiva que serve para antecipar os resultados ao cliente e identificar erros.
Quais são as vantagens da tecnologia na construção civil?
Vamos conferir agora algumas das principais vantagens de usar a tecnologia na construção civil:
Maior organização nos documentos
A tecnologia que permite armazenar dados em nuvem ajuda os empreendedores a organizarem sua documentação, como notas fiscais, arquivos de imagens, orçamentos, relatórios e outros, podendo acessá-los de qualquer local. Além disso, as possibilidades de perdas de documentos importante diminui.
Mais produtividade
A tecnologia na construção civil também contribui para melhorar a produtividade no canteiro de obras e no setor administrativo. Com a ajuda de softwares, é possível monitorar as atividades realizadas pelos trabalhadores no canteiro de obras.
As informações financeiras e os relatórios também favorecem a tomada de decisões ágeis e certas, pois podem ser verificadas facilmente por um sistema de gestão. O monitoramento e o controle efetivos promovem oportunidades de aumentar a produtividade no canteiro de obras.
Cumprimento de prazos
As inovações também ajudam a entregar os resultados nos prazos combinados. As tecnologias novas possibilitam aos envolvidos consultar o planejamento e o cronograma da obra. Desse modo, a transparência fica garantida e as datas de entregas por cada etapa são respeitadas.
Outros benefícios
Além dessas vantagens, podemos citar:
- melhoria na qualidade de comunicação;
- melhor identificação de erros;
- otimização da segurança;
- facilidade no acesso às informações da obra;
- otimização de custos (mais economia, menos prejuízos).
Com a tecnologia na construção civil, o trabalho se desenvolve melhor, é mais produtivo e chega ao cliente final no prazo combinado. Assim, a empresa otimiza o tempo e melhora sua imagem diante do público.
Deseja investir em ferramentas avançadas para gerenciar as atividades na construção civil? Aproveite o momento e saiba mais sobre as soluções da Qualitab!