Business Intelligence na construção civil: 5 vantagens de aplicar

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Business Intelligence na construção civil: 5 vantagens de aplicar

O “feeling” de empresários e diretores tende a ser substituído por ciências cada vez mais exatas na construção civil. O atual cenário mercadológico e empresarial demanda, além de um bom planejamento, métodos e tecnologias que ajudem a alcançar o objetivo pretendido. Nesse sentido, temos o conceito de Business Intelligence (BI).

O BI ajuda na coleta e análise de dados, levando os gestores no direcionamento das melhores decisões e otimizando os custos. Quer saber mais sobre Business Intelligence? Leia este post até o final e descubra tudo sobre esse processo e seus principais benefícios. Confira!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é um conjunto de ações, recursos e ferramentas utilizados para obter diferentes dados, que são entregues às empresas para que os gestores possam armazená-los, analisá-los e utilizá-los em tomadas de decisões mais assertivas. Essas informações servem para serem usadas de forma estratégica pelas empresas, otimizando a produtividade e, consequentemente, os lucros.

Qual a importância do Business Intelligence na construção civil?

O BI ajuda as construtoras a se prevenirem de possíveis quadros desfavoráveis, ganhando mais competitividade para aproveitar as oportunidades do mercado. É possível combinar os dados do cronograma de obras com a previsão do tempo e acelerar a pesquisa de mercado, por exemplo. Esse processo também auxilia no acompanhamento das obras, apontando possíveis entraves e facilitando a tomada de decisões.

Além disso, o BI pode ser usado na construção civil para que as empresas entendam melhor o perfil do seu cliente e ampliem as ações, visando melhoria nos processos de gestão. Desta forma, é possível ganhar eficiência e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor.

Quais seus benefícios do BI?

O uso do BI na construção civil oferece diversos benefícios para as empresas apresentando relatórios com dados confiáveis e fundamentais para a elaboração de uma estratégia cada vez mais eficiente. Veja os principais benefícios desse processo:

1. Diminuição de erros e falhas

Como as ferramentas de BI proporcionam aumento na assertividade de execução das tarefas e otimizam o desenvolvimento das estratégias, a diminuição de falhas e erros é inevitável. Assim, a gestão e a produtividade melhoram automaticamente.

2. Melhora do desempenho dos colaboradores

Acompanhar o desempenho dos colaboradores de perto é fundamental para o bom andamento de qualquer empresa. Mas, essa também é uma dificuldade de muitas gestões, principalmente, nas empresas de médio e grande porte. O BI possibilita a coleta de dados sobre o desempenho de cada profissional, facilitando uma fiscalização mais eficiente.

3. Otimização da gestão de obras

Fazer um gerenciamento de obras efetivo é uma das grandes dificuldades dos gestores da construção civil. Com os dados precisos oferecidos pelo BI, as construtoras conseguem acompanhar diariamente tudo que acontece no canteiro de obras. Para ajudar na elaboração de indicadores de desempenho, o BI passa informações sobre todas as etapas da obra, estoque de matérias, custos envolvidos, cronograma, prazos, entre outros.

4. Redução de custos

Usando o BI, as construtoras podem supervisionar as despejas e receitas dos seus projetos, avaliando investimentos e custos, além do ganho de cada ação. Assim, os dados financeiros se tornam mais consistentes e podem ser melhor visualizados e avaliados, possibilitando a redução de despesas e aumento dos lucros.

5. Mobilidade

Dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e drones já fazem parte do dia-a-dia das construtoras por serem meios que facilitam a gestão de projetos e obras. Integrada com esses equipamentos, a solução de BI ajuda em uma tomada de decisão ágil e eficiente de qualquer lugar e baseada em dados seguros.

O BI na construção civil devem ser utilizados para gestão dos canteiros de obras e dos projetos com a criação de KIPs (Key Performance Indicators) para mensurar: qualidade, orçamento, produtividade, gestão de resíduos e segurança.

Portanto, para melhorar a eficiência nos processos das obras o uso do Business Intelligence é fundamental para as empresas. Desta forma, é possível ter dados de qualidade e de confiança, visão clara dos objetivos e estratégias mais assertivas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Tecnologia

Talvez você também goste: