Construção sustentável: o que é e quais suas vantagens? Veja!

  1. Início
  2. Meio Ambiente
  3. Construção sustentável: o que é e quais suas vantagens? Veja!

Você já ouviu falar sobre construção sustentável? A preservação ambiental é um assunto importante e que está cada vez mais inserido em todos os setores – inclusive na construção civil, que busca desenvolver projetos por meio de metodologias menos poluentes.

Nesse sentido, a construção sustentável é uma forma de executar obras minimizando os impactos e priorizando a sustentabilidade em todas as etapas do projeto. Um conceito imprescindível e que proporciona o crescimento sem comprometer o meio ambiente.

Se você se interessou pelo assunto e deseja entendê-lo melhor, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja o que é a construção sustentável, quais as vantagens que proporciona e algumas dicas valiosas para desenvolver projetos com foco na sustentabilidade e potencializar os resultados!

O que é a construção sustentável?

A construção sustentável é um conceito que desenvolve projetos de forma responsável e harmonizada com o meio ambiente. Sendo assim, é a redução dos impactos ambientais e uso consciente dos recursos naturais em todas as etapas do projeto, inclusive após a conclusão da obra.

Em outras palavras, a construção sustentável é um conjunto de ações que visam a proteção ambiental em todo o processo construtivo e vida útil da edificação. Uma iniciativa abrangente, que envolve desde a escolha do terreno, execução de atividades menos agressivas até o uso de materiais sustentáveis.

Desse modo, é um processo que tem os seguintes pilares:

  • eliminação dos desperdícios;
  • aproveitamento da iluminação e ventilação natural;
  • gestão de resíduos eficaz e com foco na reciclagem e reaproveitamento;
  • economia de água;
  • uso racional de recursos naturais;
  • uso de energias renováveis;
  • responsabilidade social;
  • conforto térmico e acústico;
  • redução na emissão de poluentes gasosos;
  • uso de tecnologia.

Dessa forma, a construção sustentável contribui para o desenvolvimento de edificações em equilíbrio com o meio ambiente. Diante disso, é um conceito que está cada vez mais presente no país e proporciona vantagens importantes em todos os sentidos, sobretudo, para o crescimento do negócio.

Por que investir na construção sustentável?

O mercado da construção civil evoluiu muito ao longo do tempo e atualmente a responsabilidade socioambiental é um requisito indispensável. Nesse sentido, considerar a sustentabilidade em todas as atividades da construtora é essencial para o crescimento.

Em vista disso, investir na construção sustentável proporciona grandes vantagens. Veja, a seguir, quais são as principais!

Controle de desperdícios

As práticas da construção sustentável também têm o objetivo de reduzir os desperdícios nos canteiros de obras, tanto de materiais quanto dos recursos naturais. Com isso, a construtora tem a oportunidade de controlar melhor os processos e eliminar perdas que sempre comprometem o planejamento.

Redução de custos

Além dos benefícios ambientais e sociais, a construção sustentável também contribui para reduzir os custos de um projeto. Afinal, ao reduzir desperdícios de materiais, água e energia, a gestão da obra elimina excessos sem comprometer a qualidade, fator que favorece o orçamento.

Valorização do produto

As construções sustentáveis são extremamente bem-vistas por todas as partes interessadas, como sociedade, clientes e órgãos públicos. Sendo assim, é uma forma para a valorização do produto e melhoria considerável na imagem da construtora no mercado, o que facilita a obtenção de certificações e do selo sustentável.

Como realizar a construção sustentável?

Como vimos até aqui, a construção sustentável é um conceito importante e que proporciona vantagens imprescindíveis para o crescimento da construtora. Por esse motivo, é fundamental saber quais práticas inserir na gestão para promover a responsabilidade socioambiental.

Trata-se de uma mudança significativa na cultura organizacional e que deve ser implementada de forma consistente e bem planejada. Sobretudo, para a inovação de todos os processos gerenciais e operacionais, afim de alcançar resultados satisfatórios em todos os sentidos.

Veja nos próximos tópicos quais as principais ações para realizar uma construção sustentável!

Considerar características naturais

Para construir de forma sustentável é importante considerar todas as características naturais do terreno, principalmente o uso correto do solo. É preciso respeitar os espaços naturais, manter áreas verdes, atentar à drenagem pluvial e outras ações para reduzir os riscos e impactos da construção no meio natural.

Escolher materiais sustentáveis

Atualmente, a sustentabilidade é um assunto que está em evidência no mercado e devido a isso, é possível encontrar diversos tipos de materiais sustentáveis. Dessa maneira, escolher itens ambientalmente corretos para todos os processos é essencial para evitar impactos significativos.

Alguns exemplos são:

  • tintas biodegradáveis;
  • tijolos ecológicos;
  • bioconcreto;
  • telhados ecológicos.

Use energias renováveis

Uma das grandes tendências na construção civil é o uso de energias renováveis tanto no processo construtivo, quanto na vida útil do empreendimento. Principalmente a geração de energia fotovoltaica, que além de ser sustentável, proporciona uma economia significativa.

Faça uma boa gestão e economia de água

O uso consciente da água é um dos pilares da construção sustentável, pois o segmento utiliza um volume significativo do recurso em todas as etapas. Diante disso, adotar estratégias para a redução e uso correto da água é fundamental para atuar em harmonia com o meio ambiente.

Algumas boas práticas são:

  • captação e reuso da água pluvial;
  • tratamento adequado dos efluentes;
  • sistemas de reaproveitamento de água;
  • sistema de aquecimento solar de água.

Além disso, a inovação e uso da tecnologia são essenciais para promover a construção sustentável, pois otimizam o controle e gerenciamento de obras. Ao estabelecer procedimentos e desenvolver com o uso de recursos tecnológicos, é possível conduzir as atividades com maior facilidade.

Nesse sentido, usar um bom software de gestão é uma medida simples e que faz toda a diferença para gerenciar a obra de uma forma intuitiva e centralizada. Assim, os gestores terão diversas funcionalidades para otimizar o tempo e garantir ações mais sustentáveis em todos os canteiros de obra.

Para isso, a Qualitab oferece um software completo e que proporciona uma transformação digital importante para sua construtora. Além de reduzir custos, o sistema reúne diversas funcionalidades para a gestão, que favorecem a implementação da construção sustentável, por exemplo:

  • elimina o uso de papel;
  • gestão prática dos indicadores;
  • reduz os índices de retrabalho;
  • facilita o controle de insumos;
  • armazena dados na nuvem;
  • ganho de produtividade.

Como pôde notar, a construção sustentável é um conceito que proporciona vantagens para o meio ambiente e crescimento dos resultados na construtora. Por isso, investir em metodologias para se adequar aos preceitos da sustentabilidade é indispensável para atingir o sucesso.

Gostou do post? Agora que você já sabe o que é e como desenvolver a construção sustentável, o que acha de conhecer soluções incríveis? Não perca a oportunidade e entre em contato conosco! Veja como podemos ajudar a melhorar a performance da sua construtora!

Meio Ambiente

Talvez você também goste: