Quais são as principais tendências das construções do futuro? Veja

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Quais são as principais tendências das construções do futuro? Veja

O avanço da tecnologia está revolucionando a construção civil, com ferramentas e recursos inovadores, capazes de elevar os resultados. São tendências que prometem tornar os projetos e construções do futuro ainda mais inteligentes, precisas e eficazes.

Trata-se de uma evolução que está cada vez mais inserida no mercado, afinal, já é possível notar o uso de softwares e outras tecnologias nas construções — um assunto extremamente importante para uma construtora, e que influencia diretamente na performance.

Se você deseja saber quais as principais inovações para a construção civil e aperfeiçoar suas atividades, nós vamos ajudar! Continue lendo este post e veja as principais tendências das construções do futuro e como se adequar a elas para impulsionar resultados!

Quais as principais tendências das construções do futuro?

O setor da construção civil está evoluindo de forma rápida e consistente, impulsionado pelo avanço tecnológico. Com isso, frequentemente surgem tecnologias específicas para as atividades gerenciais, projetos e até mesmo na questão operacional nos canteiros de obras.

Nesse sentido, é uma mudança significativa na cultura da construção civil, que elimina processos onerosos para adotar uma atuação desenvolvida e inovadora. Além de proporcionar vantagens importantes para os resultados, reduz impactos e aumenta a satisfação dos clientes.

Saiba nos tópicos a seguir quais são as grandes tendências das construções do futuro!

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto amplamente discutido em todas as esferas por conta da grande preocupação com a preservação dos recursos naturais. Em vista disso, trata-se de uma tendência forte em todos os segmentos da economia, inclusive na construção civil.

Perceba que cada vez mais as construções estão adotando uma atuação mais consciente, reduzindo desperdícios e impactos ambientais. Além disso, o uso de materiais recicláveis, sistemas de energia limpa, aquecimento solar e reaproveitamento de água são comuns em obras modernas.

Softwares de gestão

O uso de softwares na construção civil evoluiu muito nos últimos anos, com ferramentas que oferecem recursos além da realização gráfica de projetos. Hoje em dia, as atividades gerenciais se tornaram alvos da tecnologia, aperfeiçoando tarefas cruciais de uma construtora.

Sendo assim, utilizar softwares para gerenciar os projetos de forma eficaz já se tornou uma necessidade para aperfeiçoar o desempenho e os resultados. É uma evolução importante para a construção civil e abre espaço para aperfeiçoar operações e a experiência do cliente.

Impressões 3D

A impressora 3D é um recurso para criar estruturas físicas a partir de um modelo digital, com alto nível de detalhes. Uma tecnologia que oferece possibilidades para facilitar a previsibilidade de uma edificação, o que é essencial para facilitar a tomada de decisões.

BIM – Building Information Modeling

O BIM, sigla para o termo Building Information Model, ou Modelo de Informação da Construção, é uma das principais inovações na construção civil. Consiste em um conceito moderno, que oferece suporte virtual e centralizado de todas as fases do projeto

Com o BIM, é possível integrar áreas para gerar construções eficientes, como elétrica, hidráulica, orçamentos e muitas outras. No entanto, o BIM não é um software, mas uma linguagem avançada que oferece integração e diversidade de funções, sendo utilizada por alguns softwares, como o Revit.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que oferece aos engenheiros e arquitetos a possibilidade de imergir em um projeto em meio virtual. Sendo assim, o recurso permite realizar projeções em 3 dimensões e com alto nível de realidade, facilitando a interação com o cliente.

Por isso, a realidade aumentada é uma tendência que está batendo à porta das construtoras, justamente pelos benefícios que oferece. Com soluções modernas, os profissionais e clientes podem avaliar todo o projeto e ter todo embasamento para direcionar as ações.

Qual a importância da acessibilidade nas construções?

Quando se fala em tendências para as construções do futuro, é comum associarmos apenas à questões tecnológicas. Entretanto, existem outros fatores cruciais e que têm um peso significativo na performance dos projetos, dentre eles, a acessibilidade.

No presente e no futuro, além do uso de tecnologias, os projetos devem compreender fatores que beneficiam a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, é indispensável considerar e garantir a acessibilidade de todos os perfis de pessoas.

Para isso, a NBR 9050 trouxe diretrizes para a adequação de estruturas, edificações e mobílias, a fim de garantir a acessibilidade nas construções e espaços, promovendo o conforto e segurança para os seguintes grupos de pessoas:

  • idosos;
  • gestantes;
  • pessoas com deficiência física;
  • pessoas com mobilidade reduzida;
  • recém-operados e outros.

A NBR 9050 introduz preceitos que atuam no dimensionamento de espaços, sinalização horizontal, vertical e rampas de acesso. Tudo projetado para incluir pessoas e proporcionar instalações adequadas para o uso, independentemente das características pessoais.

Como se adequar às novas tendências na construção civil?

O setor construtivo está evoluindo rapidamente e exige que os profissionais acompanhem atentamente para manter os resultados. Além de pensar na adaptação aos ecossistemas do futuro, é essencial ter um planejamento realista e estratégico, considerando o presente.

Por isso, é importante identificar as tendências para o setor e considerar os objetivos do negócio e as características dos clientes. Ao analisar todos esses aspectos no planejamento, será mais fácil identificar oportunidades de melhoria e quais as tecnologias são prioritárias.

No entanto, é possível afirmar que o primeiro passo para a inovação é contar com um software moderno e intuitivo — que contribua para controlar os projetos de forma abrangente, gerindo as operações com eficiência para elevar as oportunidades de impulsionar os resultados.

Na Qualitab, você encontra a solução perfeita para implementar soluções digitais e melhorar a experiência dos funcionários e clientes. O software permite realizar o controle de diversos aspectos da obra de uma forma intuitiva e centralizada, o que contribui para uma mudança positiva e global nas suas tarefas.

Algumas das possibilidades que a Qualitab oferece são:

  • relatório de obras;
  • checklist de entregas;
  • sistema de avaliações;
  • verificação de materiais;
  • rastreabilidade de concreto;
  • ficha de verificação de serviços;
  • conteúdos educativos;
  • facilidade nas auditorias com histórico de dados consistentes.

Como pôde notar, as inovações e tendências para as construções do futuro prometem evoluir todas as atividades e proporcionar inúmeros benefícios. Portanto, comece a se planejar desde já para aderir a essa evolução e contar com recursos modernos na sua construtora.

Gostou do post? Agora que você já sabe quais as tendências das construções do futuro, o que acha de continuar lendo conteúdos exclusivos? Não perca a oportunidade e siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Tecnologia
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir