Principais novidades: conheça as novas técnicas de construção civil!

  1. Início
  2. Tendências
  3. Principais novidades: conheça as novas técnicas de construção civil!

A construção civil está em constante evolução, acompanhando as tendências tecnológicas e as novas descobertas. O setor passa por muitas transformações ao longo do tempo e o profissional da área precisa se manter atualizado, caso queira permanecer competitivo no mercado.

As novas técnicas de construção civil estão à disposição para que o setor esteja cada vez mais aprimorado e tenha novas opções, principalmente tecnológicas. Por esse motivo, descrevemos, neste post, as principais tendências para que você esteja atualizado sobre o assunto. Não deixe de conferir!

O que é inovação na construção civil?

A construção civil 4.0 é um conceito muito atual e muitas empresas que procuram ficar mais modernas e investem nessa inovação.

Inovação na construção civil nada mais é do que a assimilação das novas tendências nos processos, promovendo a aplicação de novas técnicas e tecnologias. Startups estão surgindo e oferecendo diferentes soluções para as empresas do setor.

A inovação foi um fator significativo para contornar a crise que afetou o setor imobiliário entre os anos de 2018 e 2019. Mesmo com a crise do Covid-19, a inovação ajudou a sustentar o setor, mantendo-a competitiva, o que garantiu um importante diferencial. O setor, devido à sua importância social e econômica, está ajudando a superar a crise.

Alguns pontos fazem com que a construção civil seja uma área relevante para a retomada da economia no país, tais como:

  • é uma grande geradora de empregos;
  • tem uma extensa cadeia produtiva, o que faz da construção civil uma impulsionadora da retomada econômica;
  • a infraestrutura é uma ferramenta que o governo usa para contratar mão de obra.

Quais são as novas técnicas de construção civil?

Agora que você já tem uma noção da importância da inovação na construção civil, a seguir abordamos quais são as técnicas que estão em alta no setor. Acompanhe.

Drones

Os drones já estão espalhados por todo canto e atuam de diversas formas e em diversas áreas: coleta de imagens, delivery, transporte de remédios e mesmo de órgãos para transplante.

Na construção civil, eles podem ser úteis para diminuir a interação entre as pessoas nas fases de inspeção e medição no canteiro de obras — uma forma de reduzir os riscos com a contaminação pelo coronavírus.

Os drones possibilitam mapear áreas remotas em três dimensões, congestionadas ou que ofereçam alguma instabilidade. Eles permitem, ainda, transformar vídeos gravados em relatórios, o que pode ser uma ferramenta extremamente útil para o setor.

Sensores vestíveis

Os sensores vestíveis ajudam a melhorar a segurança dos funcionários. Roupas e capacetes com sensores inteligentes permitem o monitoramento do trabalho.

Dessa forma, é possível ocorrer a notificação sempre que alguma coisa sai do normal, como um acidente com o trabalhador.

Estruturas pré-moldadas

Durante a pandemia, muitos hospitais foram construídos em diversas partes do mundo, a partir de estruturas pré-moldadas.

A construção modular, portanto, revelou-se uma importante técnica para agilizar o setor e evitar desperdícios. Os módulos são confeccionados em concreto armado e erguidos no canteiro de obras. As instalações hidráulicas e elétricas são embutidas sem a necessidade de quebrar paredes e piso.

Para certos imóveis, é uma grande vantagem, como no caso de hospitais, supermercados, lojas, hotéis e outros empreendimentos destinados à prestação de serviços e ao comércio. Quanto antes a obra terminar, melhor será o negócio porque a receita será gerada mais rapidamente.

Os principais benefícios das estruturas pré-moldadas são:

  • agilidade na construção;
  • diminuição dos resíduos;
  • resistências às temperaturas muito altas.

As limitações se referem à falta de isolamento acústico e isolamento térmico de boa qualidade, além dos custos, que tendem a ser elevados (produzir fôrmas de concreto é um processo caro, por exemplo).

Wood Frame

O Wood Frame é uma técnica que faz uso de peças de madeira. Para montar os imóveis, é usada madeira maciça com placas OSB.

Trata-se de um sistema inovador, que se destaca no quesito “estética” e é muito comum nos Estados Unidos e na Região Sul do Brasil.

Entre as vantagens do método, podemos citar:

  • conforto térmico;
  • conforto acústico;
  • agilidade na construção;
  • baixa quantidade de resíduos.

A madeira usada é de reflorestamento, o que faz dele um sistema sustentável. Mas é preciso ter cuidados para evitar os problemas causados por umidade, cupins e radiação solar. Além disso, o preço dos perfis de madeira ainda é alto e a mão de obra deve ser altamente qualificada.

Light Steel Frame

É uma técnica semelhante a citada anteriormente, difere-se pelo material, que é o aço galvanizado. As paredes são fechadas com placas de madeira, drywall ou cimento.

Esse método oferece vantagens, como:

  • agilidade e precisão;
  • isolamento acústico e térmico;
  • pouca perda de material e baixa geração de resíduos.

Quais são as tendências na construção civil?

Você já conhece as novas técnicas de construção civil, agora está na hora de ficar por dentro das principais tendências apresentadas no mercado. Confira!

Biomimética

Biomimética é a área da ciência que analisa as estruturas biológicas e as funções que desempenham, com a finalidade de usar esses conhecimentos em setores diferentes, inclusive na construção civil.

A construção civil pode questionar sobre o que a natureza faria em determinada situação, em um momento específico da execução do projeto. Como o nome diz, a biomimética procura imitar o mundo natural, o que favorece na tomada de decisões sustentáveis e inteligentes.

O meio natural pode inspirar os processos humanos. Por exemplo, as raízes dos cogumelos têm fibras que apresentam maior resistência que a do concreto armado.

Tecnologias digitais

A construção civil precisa da tecnologia para se desenvolver. Algumas soluções notáveis, são:

  • robôs, desde o rover autônomo, que melhora a qualidade das inspeções, até braços mecânicos que automatizam atividades repetitivas (colocação de tijolos, por exemplo);
  • drones;
  • inteligência artificial, que é valiosa na engenharia (gêmeos digitais, design preditivo) e na construção (computação na nuvem, por exemplo, que serve para oferecer informações com rapidez a todas as partes envolvidas).

As tecnologias digitais são muito abrangentes e podem alcançar aplicações diferentes, a ponto de revolucionar o setor.

Cidades inteligentes

As cidades inteligentes são uma tendência que promete crescer ao longo dos anos. Um dos motivos para esse crescimento é que a população urbana cresce muito — para 2050, ela chegará a 68%, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

As cidades inteligentes envolverão edificações sustentáveis, soluções avançadas de luz, água e transporte, prédios com capacidade de auto-otimização de suas operações, o que servirá para análise de tendências e para informar qual será o melhor design das novas construções, tudo a partir de sensores instalados e de uma infraestrutura conectada.

Ainda há outras técnicas de construção civil. Mostramos algumas das mais importantes para deixar você ainda mais atualizado. É fundamental ficar a par de todas as novas técnicas de construção civil que impactam diretamente o setor para não ser um profissional desatualizado.

Gostou de nosso post? Então, mantenha-se atualizado e bem-informado! Assine a nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente em seu e-mail.

Tendências

Talvez você também goste: