Um dos principais desafios da construção civil é manter uma fiscalização eficiente do projeto, garantindo que ele seja entregue dentro do prazo e orçamento estabelecido. Para isso, é importante adotar ferramentas que facilitam o monitoramento do canteiro, como o checklist de obras.
Essa ferramenta permite o acompanhamento eficiente de todas as atividades realizadas na construção. Assim, os profissionais responsáveis podem evitar erros e lidar com imprevistos de forma otimizada, minimizando qualquer prejuízo que eles possam causar.
Ficou interessado e quer saber como adotar a ferramenta? Continue a leitura e entenda mais sobre o checklist de obra, sua importância e como criar um de forma eficiente na sua empresa!
O que é um checklist de obra?
O checklist de obra é uma listagem de todas as atividades que devem ser realizadas durante o processo de construção. As informações devem ser organizadas em categorias, etapas e em ordem cronológica, seguindo os dados do planejamento do projeto.
A ferramenta tem como objetivo otimizar a fiscalização das atividades realizadas no dia a dia da obra, facilitando a delegação de tarefas, identificação de problemas, sua resolução e coleta de dados. Assim, os recursos são melhor aproveitados e fatores que comprometem a entrega são minimizados.
Dentre os elementos que podem ser colocados num checklist, se destacam:
- preenchimento da ficha de verificação;
- conferência de regularizações e taxas pendentes;
- avaliação do plano de segurança;
- análise de orçamento;
- contratação de mão de obra;
- compra e locação de equipamentos, insumos e materiais;
- verificação de estoque;
- remoção de entulhos;
- aplicação de treinamentos;
- avaliação de progresso;
- vistoria final do apartamento e área comum do empreendimento.
O checklist de obra pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho, em obras de pequeno, médio ou grande porte. Entretanto, para projetos mais complexos, é indicado que ele seja realizado de forma digital, com suporte de um software de gestão.
De maneira geral, o uso da ferramenta de forma digital é mais vantajoso, uma vez que o processo de criação é rápido, automatizado e as informações podem ser consultadas e atualizadas pelos usuários de forma remota, com uso de dispositivos móveis — normalmente tablets ou smartphones.
Qual sua importância para a eficiência da gestão?
O uso de ferramentas como o checklist de obra é importante para que as empresas do segmento de construção civil otimizem sua operação e acompanhem as principais tendências do mercado.
A prática também contribui para a minimização de problemas que afetam a produtividade do time, satisfação dos clientes e rentabilidade do negócio. Abaixo, descrevemos melhor sobre esses desafios.
Falta de controle no canteiro
O checklist de obra facilita o controle e gestão de toda a operação do projeto. Isso porque ele oferece uma ordem específica para fiscalizar as atividades do canteiro, delegar responsabilidades e funções, bem como conferir informações, como total de insumos ou escala de trabalho.
Desorganização e perda de informações
Muitos projetos de construção sofrem com o acúmulo de documentos e arquivos em papel ao final de cada projeto, que devem ser digitalizados e armazenados de forma segura para possíveis conferências. Com um checklist digital, essa prática pode ser automatizada e realizada durante a execução da obra, evitando a perda e facilitando o processo.
Excesso ou falta de recursos
Outro desafio comum nos canteiros é a falta ou excesso de recursos, como mão de obra, equipamentos de proteção e insumos. Ambos os cenários causam prejuízo financeiro para o negócio e podem comprometer o orçamento e cronograma de entrega do projeto. O checklist evita que eles aconteçam, uma vez que o projeto é acompanhado de forma detalhada.
Insegurança dos clientes
A insegurança de clientes por falta de uma visão clara do que está sendo feito no projeto e garantias de que suas exigências estão sendo cumpridas é um problema comum no mercado. O checklist de obra pode ser usado para criar um documento de acompanhamento que apresenta todas essas informações — em tempo real e em ferramentas digitais.
Como criar um checklist de obra de forma eficaz?
Depois de conhecer os benefícios de investir nessa ferramenta, é importante saber como fazer um checklist de obra de forma eficiente. Abaixo, listamos 5 passos para isso. Confira!
Avalie o planejamento
Um bom checklist de obra é feito com base no planejamento do projeto, considerando todas as exigências feitas pelo cliente, condições especiais estabelecidas no contrato — como uso específico de materiais sustentáveis — e normas do mercado.
Assim, o primeiro passo é analisar detalhadamente esse documento e listar todas as atividades que devem ser feitas em cada etapa do processo de desenvolvimento, garantindo que nenhuma informação importante seja esquecida.
Categorize as atividades do check list
O próximo passo consiste na organização das informações listadas no item anterior. O ideal é categorizar as atividades, identificando qual a ordem ideal de execução — considerando possíveis dependências entre elas.
Outra prática importante é determinar qual a frequência de realização de cada função, ou seja, quando algo deve ser feito diariamente ou de forma repetida. Para lidar com isso, é preciso estabelecer um cronograma para o projeto.
Determine os responsáveis
O próximo passo é estabelecer quais profissionais serão responsáveis por cada atividade, bem como aqueles que devem monitorar sua execução e atualizar o checklist. Essa prática garante que nada seja esquecido e comprometa a entrega do projeto.
Nesse momento, é importante se atentar à carga de trabalho atribuída a cada profissional, bem como sua competência para exercer essas funções. Quando a prática não é feita de forma correta, pode resultar em insatisfação interna, perda de talentos e erros.
Atribua prazos e instruções
Além de atribuir responsabilidades, é preciso estabelecer prazos que acompanham o planejamento da empresa, formando um cronograma que atende a suas previsões de progresso.
Outra prática importante é incluir todas as normas, regras e instruções para que as atividades sejam realizadas de forma correta.
Faça sua divulgação o checklist
Por fim, é preciso fazer a divulgação do seu checklist, garantindo que todos os profissionais conheçam suas responsabilidades, prazos e informações necessárias para não cometer erros que comprometam a execução do projeto.
A maneira mais indicada para isso é por meio do formato digital, que permite a consulta do checklist de forma remota, usando dispositivos móveis. Quando criado num software de gestão de obras, ele também pode ser atualizado em tempo real e, em alguns casos, mesmo sem conexão com a internet.
Fica evidente que essa ferramenta é importante para garantir uma gestão de obras eficiente. Seu uso, quando feito de forma digital, permite a otimização da fiscalização do canteiro, controle de insumos e documentação das atividades.
Vale reforçar que um software de gestão de obras eficiente apresenta não apenas a possibilidade de criar checklists, mas também um painel de controle completo, com indicadores de desempenho, mapas de ocorrências e dados importantes para garantir a qualidade do projeto.
Agora que você conhece a importância de usar um checklist de obra digital, acredita que é o momento de investir nessa ferramenta? Então entre em contato conosco da Qualitab e confira como nosso software pode otimizar os resultados do seu negócio!