Automação de processos na construção civil: qual a importância?

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Automação de processos na construção civil: qual a importância?

O avanço da tecnologia trouxe recursos inovadores para todos os segmentos da economia, inclusive para a construção civil. Nesse sentido, uma das modernidades que está em evidência no mercado construtivo é a automação de processos.

Trata-se de uma tecnologia que contribui para padronizar tarefas e elevar a produtividade, e que atende aos mais rigorosos critérios de qualidade. Uma evolução significativa para o setor da construção civil, que está cada vez mais inovador.

Você se interessou pelo assunto? Neste post vamos apresentar informações relevantes para entender melhor sobre esse marco importante. Continue a leitura e veja o que é a automação de processos na construção civil, quais os benefícios que oferece e como implementar na sua construtora! Boa leitura!

Como as construtoras utilizam a automação de processos?

Novas tecnologias para a construção civil são lançadas frequentemente, com o objetivo de aperfeiçoar todas as atividades de um projeto — desde as atividades operacionais executadas nos canteiros de obras até as tarefas de gestão.

É uma evolução natural do mercado e que promete revolucionar o setor de forma abrangente, com recursos que promovem vantagens importantes. Sobretudo, para melhorar o desempenho e o equilíbrio entre os custos e a qualidade, fator importante para os resultados.

Diante disso, atualmente é possível notar diversas inovações sendo utilizadas na construção civil, por exemplo:

  • robótica: para atividades operacionais como pintura e assentamento de blocos;
  • drones: obtenção de imagens aéreas e de alta resolução;
  • internet das coisas: sensores e máquinas automatizadas para monitoramento de processos;
  • softwares de gestão: aumentam o controle e automatizam tarefas administrativas e gerenciais.
  • soluções mobile: monitoramento e gestão por meio de dispositivos móveis.

Embora algumas inovações ainda estejam fora do alcance de muitos negócios, é importante começar a pensar em soluções que já podem ser implementadas. Afinal, a modernização de uma construtora é um processo gradativo e que acontece de acordo com um planejamento eficaz.

Quais são os benefícios da automação de processos?

O desenvolvimento tecnológico e automação de processos são pensados para melhorar a performance das atividades profissionais. Em vista disso, quando implementadas na prática, oferecem benefícios importantes para os negócios, seja na gestão, seja nas atividades operacionais.

Nesse contexto, investir em soluções para automatizar as atividades é essencial para potencializar os resultados e melhorar o desempenho. Além disso, é a oportunidade para agregar diferenciais competitivos e se destacar dos concorrentes, fator que contribui para o sucesso.

Veja, a seguir, quais são os benefícios que a automação de processos proporciona para uma construtora!

Aumento da produtividade

Ao automatizar e padronizar as tarefas, sejam administrativas, sejam operacionais, é possível notar um aumento significativo na produtividade. Desse modo, os serviços acontecem de uma forma rápida e totalmente controlável, de acordo com o que foi planejado.

Diante disso, a construtora tem maiores possibilidades de atender aos prazos acordados e entregar projetos no tempo adequado. Um fator essencial para a experiência do cliente e que contribui para melhorar a satisfação e o posicionamento de marca.

Redução de erros e perdas

Os processos automatizados normalmente são tarefas repetitivas e que exigem tempo, esforço e bom desempenho profissional. Sendo assim, são otimizados com recursos tecnológicos, que reduzem a margem de erros e as perdas, seja de tempo, seja de materiais.

Por esse motivo, a automatização de processos é uma estratégia importante para melhorar a atuação de uma construtora e potencializar os resultados. Afinal, ao eliminar os erros e desperdícios, as atividades acontecem com fluidez e precisão — fatores essenciais para ter agilidade sem colocar a qualidade em risco.

Redução de custos

Um dos maiores benefícios de contar com a automatização de processos na construção civil é a redução dos custos operacionais. As tarefas acontecem de uma forma bem planejada e com ações precisas, que auxiliam a eliminar excessos.

Seja nas tarefas da gestão, seja nas de operação, automatizar os processos é uma forma para eliminar ações desnecessárias, otimizar o tempo e o uso de recursos. Os resultados são operações enxutas, controláveis e eficientes, que atendem à programação financeira da empresa.

Eficiência e alta performance

Por fim, a automação de processos também proporciona um aumento significativo na eficiência e performance das operações. Trata-se de uma modernidade que oferece controle total aos gestores em ações realizadas pontualmente, seja no escritório, seja no canteiro de obras.

Nesse sentido, ter atividades eficientes e em alta performance é um grande diferencial, pois influencia diretamente na satisfação do cliente. Uma vantagem relevante para o crescimento do negócio, principalmente na construção civil, que é um setor extremamente competitivo.

Sabia que contar com inovações para a gestão é essencial?

A construção civil está em constante evolução e a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente nas atividades. Nesse cenário, todo profissional do setor deve se manter atualizado e atento às oportunidades para inovar e investir na melhoria contínua da construtora.

É um comportamento importante para não perder espaço no mercado e ainda melhorar os resultados da empresa. São aspectos cruciais para a sobrevivência do negócio e potencializa as oportunidades para atingir os objetivos e o sucesso.

Em vista disso, o passo inicial para a inovação no setor é contar com um software de gestão, considerado um requisito básico, atualmente. Um bom software proporciona benefícios essenciais para melhorar a gestão, automatizar tarefas e reduzir custos.

Para isso, o QualiTab é um software completo e de qualidade para modernizar a gestão de obras na sua construtora. Contém diversas funcionalidades para organizar e centralizar os dados, facilitando o trabalho gerencial e operacional durante a execução dos projetos.

Nesse contexto, com o software QualiTab você pode digitalizar os processos com um alto padrão de qualidade, o que favorece a tomada de decisões baseadas em dados, por meio das seguintes funcionalidades:

  • checklist de entrega;
  • fichas de verificação;
  • rastreabilidade de concreto;
  • relatório de obra;
  • sistema de avaliações;
  • verificação de materiais.

Portanto, é um recurso imprescindível para a transformação digital na construtora e para se adequar às modernidades do setor construtivo. Em outras palavras, é a base para começar a automação de processos e iniciar uma jornada rumo à inovação.

Como pôde perceber, a automação de processos é uma modernidade importante para o crescimento de uma construtora e promete se tornar indispensável. Por isso, é fundamental ter atenção e definir um planejamento para acompanhar a inovação e não perder espaço no mercado.

Gostou do post? Agora que você viu a importância e benefícios da automação de processos na construção civil, não perca a oportunidade e entre em contato conosco! Veja como podemos ajudar a implementar a transformação digital na sua construtora!

Tecnologia
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir