Ferramentas para engenheiro civil: saiba quais são essenciais!

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. Ferramentas para engenheiro civil: saiba quais são essenciais!

Você sabe quais são as ferramentas para engenheiro civil? A utilização de equipamentos e acessórios é indispensável para a execução de uma obra ou reforma — principalmente para os profissionais da engenharia, que desempenham uma função fundamental em um projeto.

Nesse contexto, para exercer as atividades da profissão, os engenheiros podem utilizar diversas ferramentas, desde equipamentos técnicos aos recursos tecnológicos. Sobretudo, para realizar medições, aferições e outras tarefas que exigem dados precisos para conduzir as obras.

Você se interessou pelo assunto? Neste post vamos apresentar informações importantes para saber exatamente o que não pode faltar para um engenheiro. Continue a leitura e saiba quais são as principais ferramentas para engenheiro civil e como elas são utilizadas! Boa leitura!

A importância de ter ferramentas adequadas

Todo profissional da engenharia civil desenvolve tarefas cruciais para a execução de um projeto, que deve seguir rigorosos critérios de segurança e qualidade. É uma atividade técnica e que realiza o apoio nas atividades operacionais e de gestão, garantindo a excelência na obra.

Diante disso, ter ferramentas diversificadas e de qualidade é indispensável para o desenvolvimento da profissão. Afinal, é um fator que faz toda a diferença para um profissional qualificado e que atua de acordo com as melhores práticas para atender às expectativas dos clientes.

Portanto, as ferramentas para o engenheiro civil têm uma importância expressiva em todas as atividades, desde a realização de orçamentos até as atividades práticas. Por isso, é indispensável contar com todos os itens para prestar serviços em alto nível e ter sucesso na carreira.

Principais ferramentas para engenheiro civil

A construção civil é um segmento dinâmico e realiza projetos de vários níveis de complexidade e especialidades. Em todos esses trabalhos, o engenheiro civil utiliza muitas ferramentas, seja para realizar tarefas na execução da obra, seja durante as etapas gerenciais, que são imprescindíveis para o sucesso dos trabalhos.

Sendo assim, independentemente se é um profissional experiente ou iniciante, ter à disposição as principais ferramentas é muito importante. Trata-se de um fator básico e primordial, que tem a capacidade de transmitir seriedade e credibilidade para os clientes.

Veja, a seguir, quais são as ferramentas para engenheiro civil que não podem faltar no seu material de trabalho!

Esquadro

Considerado uma das ferramentas mais importantes na construção civil, o esquadro não pode faltar para o engenheiro. Consiste em uma régua, muitas vezes em formato de triângulo, cujo ângulo interno é de 90° e serve para medição de ângulos retos em diversas ocasiões em uma obra.

Dessa forma, o esquadro é utilizado para conferir medidas e certificar que atendem aos padrões, situações que podem acontecer nas seguintes ocasiões:

  • verificação de pilares;
  • locação de terrenos;
  • marcação de alvenaria;
  • verificação de janelas e portas;
  • conferência na execução de revestimentos e outros.

Prumo

Outra ferramenta simples e extremamente útil para um engenheiro é o prumo, existente em dois tipos, o de centro e o de face. A função desse item é conferir se as estruturas estão alinhadas, a fim de evitar erros que podem elevar os custos com revestimentos — além de comprometer a segurança estrutural.

Trena

Considerada indispensável, a trena é um requisito obrigatório para todo engenheiro civil, afinal, as medidas de uma obra devem seguir exatamente o determinado no projeto. Sendo assim, os profissionais utilizam para medições diversas, durante todas as etapas da construção — a trena é encontrada no formato tradicional e à laser.

Medidor de umidade

Trata-se de uma ferramenta importante e com uso específico, responsável por identificar umidade que nem sempre são vistas a olho nu. Geralmente, o medidor de umidade é utilizado nas fases finais da obra, com o objetivo de encontrar possíveis problemas causados por vazamentos.

Nesse sentido, o aparelho funciona por imagens térmicas e facilita a identificação de infiltrações, sem que seja necessário demolir uma estrutura. Em vista disso, é um equipamento que também não pode faltar para o engenheiro civil e contribui para entregar projetos resistentes e duráveis.

Alicate

O alicate é uma ferramenta versátil e útil em inúmeras situações, por isso, deve sempre estar presente nas obras. Atualmente, existem diversos tipos de alicates e ter uma variedade de ferramentas é essencial para a praticidade na obra, sobretudo, precisão em tarefas mais específicas.

EPIs

A segurança ocupacional é um assunto imprescindível e que não se limita aos colaboradores que atuam em funções operacionais. Por isso, os engenheiros também devem ter um kit de Equipamentos de Proteção Individual completo e que contribuem para elevar a segurança.

Os EPIs indispensáveis para o engenheiro civil são os seguintes:

  • bota de segurança com bico de aço;
  • óculos de proteção;
  • capacete;
  • protetor auricular;
  • protetor solar;
  • luvas;
  • máscaras para diversos fins.

Mesmo que alguns EPIs não sejam necessários a todo momento, é indispensável tê-los para uso em caso de visitas ao campo de trabalho ou situações específicas. Além disso, os engenheiros são exemplos para todos os colaboradores e usar o EPI adequado contribui para estimular toda a equipe.

Softwares

Por fim, um recurso que proporciona vantagens importantes e que se tornou uma necessidade para os engenheiros são os softwares. A tecnologia oferece ferramentas digitais que contribuem nos diversos aspectos de um projeto, principalmente na gestão e planejamento.

Sendo assim, contar com softwares modernos para desenvolver projetos e conduzir a gestão da obra faz toda a diferença para o sucesso de uma construtora. Além de ajudar a elevar a precisão e o controle das tarefas, facilita a redução de custos, sem comprometer a qualidade.

Por isso, os softwares são recursos importantes e que devem fazer parte das ferramentas para engenheiro civil, em todos os momentos da atuação. Afinal, é um grande diferencial competitivo e estar preparado para a transformação digital é mais que uma tendência, mas uma necessidade para o crescimento.

Como pôde notar, são diversas as ferramentas para engenheiro civil e tê-las por perto é muito importante para trabalhar da forma correta e com toda qualidade. Portanto, garantir bons acessórios e ferramentas é imprescindível para alcançar a excelência e um ótimo desempenho na profissão.

Gostou do post? Agora que você já sabe quais as principais ferramentas para engenheiro civil, conte-nos, por meio de um comentário neste post, o que achou e a sua experiência com o tema! Vamos compartilhar informações sobre esse assunto tão importante!

Boas práticas
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir