1 Comentário

Logística na construção civil: o que é preciso saber sobre o tema?

  1. Início
  2. Construção
  3. Logística na construção civil: o que é preciso saber sobre o tema?

A gestão de obras requer profissionais capacitados e planejamentos eficientes, com conhecimentos específicos sobre a logística na construção civil. Saber organizar um canteiro não é apenas deixá-lo limpo e organizado, mas também prever os fluxos de trabalho e áreas de armazenamento para os materiais e ferramentas.

Ter um layout eficiente e um bom controle dos materiais proporciona a otimização das atividades, o que evita desperdícios, a utilização de materiais inadequados, possíveis falhas e outros problemas. Se você quer saber mais sobre a logística no setor da construção civil, continue a leitura deste artigo!

Qual é a importância da logística na construção civil?

A logística no setor da construção está relacionada a diversos fatores, como o abastecimento de materiais, o planejamento das atividades, o controle e armazenamento de matéria-prima, entre outros. Sendo assim, garantir uma gestão integrada para que todos os serviços sejam executados com qualidade é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Com a aplicação da logística na construção civil, surgem diversas vantagens:

  • maior agilidade na resolução de problemas: com uma boa logística e organização, é possível ter um gerenciamento integrado e o mapeamento completo dos processos, facilitando a identificação de falhas e as respectivas soluções;
  • redução dos estoques: com um gerenciamento de estoque preciso, não é necessário ter grandes quantidades do mesmo produto armazenadas, pois o setor de compras faz os pedidos de acordo com o andamento dos serviços;
  • melhor controle dos fornecedores: a logística na construção civil envolve a escolha de bons fornecedores, que terão sempre em estoque os produtos que a obra demanda e com a qualidade requerida;
  • diminuição do índice de retrabalho: o controle logístico evita a ocorrência de erros e também a execução de tarefas repetidas ou desnecessárias;
  • redução de desperdícios: ter um estoque enxuto e bem controlado evita o mau uso dos recursos e até mesmo possíveis roubos e perdas;
  • maior qualidade para a obra: ao fazer o acompanhamento de todos os serviços, materiais, colaboradores, fornecedores e layout do canteiro, a construção ganha produtividade e qualidade.

Como aplicar a logística no canteiro?

Existem diversos fatores em uma obra que podem ser beneficiados com a aplicação da logística. Um deles é o cumprimento dos prazos, que pode ser alcançado por meio do aumento da produtividade, por uma gestão eficiente e pela qualidade dos produtos utilizados. Para isso, a logística na construção civil deve ser empregada em todas as atividades, garantindo o bom andamento do empreendimento.

Confira agora os principais segmentos a serem considerados na hora de planejar a logística da sua construção.

Layout de canteiro

O layout do canteiro tem como objetivo a gestão de todos os fluxos das atividades que serão realizadas na obra. Essa etapa é extremamente importante, pois um layout sem planejamento pode afetar a entrega de produtos, o deslocamento da mão de obra e o armazenamento dos materiais.

Por esse motivo, a logística na construção civil não funciona apenas como um instrumento de organização, mas também como ferramenta de melhoria da gestão e dos serviços.

Movimentação

O planejamento da movimentação dentro do canteiro inclui a programação do deslocamento de todos os agentes envolvidos na etapa de produção, bem como o recebimento dos insumos necessários para cada tarefa. Além disso, essa etapa visa encontrar as melhores soluções de máquinas e equipamentos para as entregas.

Estoque

O almoxarifado é um dos locais mais importantes de um canteiro. A logística de estoque visa controlar toda a demanda e a entrega de materiais e ferramentas, para economizar espaço e recursos com o armazenamento.

Atualmente, a tendência é manter o menor estoque possível, pois a maioria dos gestores tem a visão de que os produtos armazenados devem ser suficientes apenas para o que for estritamente necessário naquele momento da construção.

Por isso, ter um controle preciso do estoque e manter parcerias com fornecedores para entregas imediatas é comum nessas situações, além de contar com soluções tecnológicas, como aplicativos de gerenciamento.

Armazenamento

O planejamento envolvido na logística de armazenamento objetiva a organização de todos os estoques. Além de garantir o local certo para guardar cada produto, é importante respeitar os limites de empilhamento e atestar que as condições ambientais estão de acordo com o tipo de matéria-prima em questão. Isso evita que materiais como o concreto estraguem devido a intempéries e umidade.

Os locais de estocagem também devem ser pensados com acesso fácil e próximos das áreas de uso, o que reduz o tempo de transporte e mantém o alinhamento com a logística.

Distribuição

A etapa de distribuição é dedicada ao planejamento do fornecimento dos materiais e ferramentas necessários para cada serviço dentro do canteiro. Nela, devem ser considerados todos os recursos, máquinas e desenhos para que as atividades previstas em projeto possam ser feitas e monitoradas sem problemas.

Como consequência, são eliminados eventuais gastos de tempo desnecessários com movimentações no canteiro, e a equipe pode se dedicar totalmente à execução dos serviços.

Logística reversa

A logística reversa tem como objetivo evitar a perda de materiais depois do término da obra, considerando o retorno de determinados produtos que não foram utilizados durante a execução do projeto. Essa situação acontece, na maioria das vezes, durante a desmobilização da obra, quando esses materiais são transferidos para outra construção ou um estoque principal da empresa, para que sejam utilizados no futuro.

Uma ferramenta interessante para aplicar a logística na construção civil são os aplicativos de gestão. Eles fornecem vários indicadores de uso de matéria-prima, tempo de execução de tarefas, mapa de ocorrências, dados de inspeção de terreno, entre outras informações que podem auxiliar os gestores a planejar o layout do canteiro e pedidos de materiais, por exemplo.

Como você viu neste artigo, a logística na construção civil permite criar layouts eficientes no canteiro de obras e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Por isso, é importante planejar toda a disposição da construção para armazenar adequadamente os materiais e manter a obra limpa e organizada.

Se você gostou deste artigo, o que acha de compartilhá-lo nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer os benefícios da logística na construção civil?

Construção

Talvez você também goste: