1 Comentário

Logística na construção civil: o que é preciso saber sobre o tema?

  1. Início
  2. Construção
  3. Logística na construção civil: o que é preciso saber sobre o tema?

A gestão de obras requer profissionais capacitados e planejamentos eficientes, com conhecimentos específicos sobre a logística na construção civil. Saber organizar um canteiro não é apenas deixá-lo limpo e organizado, mas também prever os fluxos de trabalho e áreas de armazenamento para os materiais e ferramentas.

Ter um layout eficiente e um bom controle dos materiais proporciona a otimização das atividades, o que evita desperdícios, a utilização de materiais inadequados, possíveis falhas e outros problemas. Se você quer saber mais sobre a logística no setor da construção civil, continue a leitura deste artigo!

Qual é a importância da logística na construção civil?

A logística no setor da construção está relacionada a diversos fatores, como o abastecimento de materiais, o planejamento das atividades, o controle e armazenamento de matéria-prima, entre outros. Sendo assim, garantir uma gestão integrada para que todos os serviços sejam executados com qualidade é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Com a aplicação da logística na construção civil, surgem diversas vantagens:

  • maior agilidade na resolução de problemas: com uma boa logística e organização, é possível ter um gerenciamento integrado e o mapeamento completo dos processos, facilitando a identificação de falhas e as respectivas soluções;
  • redução dos estoques: com um gerenciamento de estoque preciso, não é necessário ter grandes quantidades do mesmo produto armazenadas, pois o setor de compras faz os pedidos de acordo com o andamento dos serviços;
  • melhor controle dos fornecedores: a logística na construção civil envolve a escolha de bons fornecedores, que terão sempre em estoque os produtos que a obra demanda e com a qualidade requerida;
  • diminuição do índice de retrabalho: o controle logístico evita a ocorrência de erros e também a execução de tarefas repetidas ou desnecessárias;
  • redução de desperdícios: ter um estoque enxuto e bem controlado evita o mau uso dos recursos e até mesmo possíveis roubos e perdas;
  • maior qualidade para a obra: ao fazer o acompanhamento de todos os serviços, materiais, colaboradores, fornecedores e layout do canteiro, a construção ganha produtividade e qualidade.

Como aplicar a logística no canteiro?

Existem diversos fatores em uma obra que podem ser beneficiados com a aplicação da logística. Um deles é o cumprimento dos prazos, que pode ser alcançado por meio do aumento da produtividade, por uma gestão eficiente e pela qualidade dos produtos utilizados. Para isso, a logística na construção civil deve ser empregada em todas as atividades, garantindo o bom andamento do empreendimento.

Confira agora os principais segmentos a serem considerados na hora de planejar a logística da sua construção.

Layout de canteiro

O layout do canteiro tem como objetivo a gestão de todos os fluxos das atividades que serão realizadas na obra. Essa etapa é extremamente importante, pois um layout sem planejamento pode afetar a entrega de produtos, o deslocamento da mão de obra e o armazenamento dos materiais.

Por esse motivo, a logística na construção civil não funciona apenas como um instrumento de organização, mas também como ferramenta de melhoria da gestão e dos serviços.

Movimentação

O planejamento da movimentação dentro do canteiro inclui a programação do deslocamento de todos os agentes envolvidos na etapa de produção, bem como o recebimento dos insumos necessários para cada tarefa. Além disso, essa etapa visa encontrar as melhores soluções de máquinas e equipamentos para as entregas.

Estoque

O almoxarifado é um dos locais mais importantes de um canteiro. A logística de estoque visa controlar toda a demanda e a entrega de materiais e ferramentas, para economizar espaço e recursos com o armazenamento.

Atualmente, a tendência é manter o menor estoque possível, pois a maioria dos gestores tem a visão de que os produtos armazenados devem ser suficientes apenas para o que for estritamente necessário naquele momento da construção.

Por isso, ter um controle preciso do estoque e manter parcerias com fornecedores para entregas imediatas é comum nessas situações, além de contar com soluções tecnológicas, como aplicativos de gerenciamento.

Armazenamento

O planejamento envolvido na logística de armazenamento objetiva a organização de todos os estoques. Além de garantir o local certo para guardar cada produto, é importante respeitar os limites de empilhamento e atestar que as condições ambientais estão de acordo com o tipo de matéria-prima em questão. Isso evita que materiais como o concreto estraguem devido a intempéries e umidade.

Os locais de estocagem também devem ser pensados com acesso fácil e próximos das áreas de uso, o que reduz o tempo de transporte e mantém o alinhamento com a logística.

Distribuição

A etapa de distribuição é dedicada ao planejamento do fornecimento dos materiais e ferramentas necessários para cada serviço dentro do canteiro. Nela, devem ser considerados todos os recursos, máquinas e desenhos para que as atividades previstas em projeto possam ser feitas e monitoradas sem problemas.

Como consequência, são eliminados eventuais gastos de tempo desnecessários com movimentações no canteiro, e a equipe pode se dedicar totalmente à execução dos serviços.

Logística reversa

A logística reversa tem como objetivo evitar a perda de materiais depois do término da obra, considerando o retorno de determinados produtos que não foram utilizados durante a execução do projeto. Essa situação acontece, na maioria das vezes, durante a desmobilização da obra, quando esses materiais são transferidos para outra construção ou um estoque principal da empresa, para que sejam utilizados no futuro.

Uma ferramenta interessante para aplicar a logística na construção civil são os aplicativos de gestão. Eles fornecem vários indicadores de uso de matéria-prima, tempo de execução de tarefas, mapa de ocorrências, dados de inspeção de terreno, entre outras informações que podem auxiliar os gestores a planejar o layout do canteiro e pedidos de materiais, por exemplo.

Como você viu neste artigo, a logística na construção civil permite criar layouts eficientes no canteiro de obras e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Por isso, é importante planejar toda a disposição da construção para armazenar adequadamente os materiais e manter a obra limpa e organizada.

Se você gostou deste artigo, o que acha de compartilhá-lo nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer os benefícios da logística na construção civil?

Construção
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    1 Comentário. Deixe novo

    • Acho super importes todos estes conceitos , fiz fixação de portas em vários prédios em maringa dentre estes prédios cenariun 1 e2 vi a nesta obra vi muita falha no canteiro com terceirizados desenvolvi uma planilha que consegue ver quais empreiteira nao estao cumprindo seus deveres tivemos resultados muito positivos em todos setores da obra de organização a consumo de materiais do almoxarifado controle de chaves ……

      Responder

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir