Redução de custos na construção civil: saiba como fazer!

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. Redução de custos na construção civil: saiba como fazer!

A redução de custos na construção civil é um dos grandes desafios enfrentados pela gestão das construtoras, independentemente do porte. Trata-se de um cenário que exige atenção, principalmente devido à alta considerável nos preços dos materiais e mão de obra.

Diante disso, o planejamento e a inovação são requisitos essenciais para superar os obstáculos e promover a redução de custos sem comprometer a qualidade. Por isso, os gestores precisam utilizar soluções inteligentes e procedimentos consolidados para potencializar os resultados da construtora.

Neste post, você vai saber o que é a redução de custos na construção civil e porque é um processo importante para o crescimento do negócio. Continue a leitura e conheça dicas valiosas para reduzir os custos da melhor forma e contribuir para elevar a competitividade da construtora!

O que é a redução de custos na construção civil?

O segmento construtivo é um dos mais competitivos da economia nacional, cenário que exige boas estratégias para uma construtora se destacar e ter sucesso. Nesse sentido, a redução de custos é um processo primordial e que faz toda a diferença para elevar os resultados.

Sendo assim, a redução de custos na construção civil é uma metodologia gerencial que revisa todas as atividades para eliminar perdas e desperdícios. Além disso, também atua na pesquisa de mercado para realizar compras de materiais e insumos de qualidade e em boas condições.

Dessa maneira, é um processo que tem o objetivo de controlar o orçamento em todas as etapas de um projeto, desde o planejamento até a entrega da obra. Visa reduzir despesas, elevar a produtividade, eficiência, qualidade e eliminar os desperdícios.

Qual a importância da redução de custos?

O controle financeiro é indispensável para a estabilidade e contribui para o crescimento de uma construtora. Para isso, os processos de redução de custos é um dos pilares e proporciona maior liberdade para lidar com as finanças, sem comprometer a qualidade e a satisfação do cliente.

Em outras palavras, investir em metodologias para a redução de custos é extremamente importante para manter os resultados positivos. Afinal, favorece a conclusão dos projetos dentro do planejamento financeiro inicial e evita perdas que podem colocar as receitas em risco.

Como reduzir custos na construção civil?

Apesar de parecer simples, a redução de custos na construção civil é um processo que exige atenção e estratégias eficientes. Sendo assim, é necessário adotar medidas consistentes e que abrangem todas as atividades da construtora, tanto na área administrativa quanto nos canteiros de obras.

Desse modo, os gestores devem pensar na redução de custos considerando todos os processos, mesmo os que não são significativos. Assim, será possível atingir resultados satisfatórios ao longo do tempo e elevar as possibilidades da construtora.

Veja, a seguir, as principais dicas para a redução de custos na construção civil!

Faça um bom planejamento

Antes de tudo, é preciso salientar que a redução de custos é um processo que começa por um planejamento minucioso. Nesse sentido, é preciso levantar e estudar todas as atividades da construtora, identificando todas as entradas e saídas dos processos, portanto, realizar um diagnóstico da empresa.

Durante a realização do planejamento, é importante contar com a participação de toda a equipe de liderança e gestão. Dessa forma, as ações sugeridas e os investimentos propostos para reduzir os custos terão maior efetividade e consistência, fator essencial para manter os resultados.

Use novas tecnologias

A tecnologia oferece recursos desenvolvidos especificamente para otimizar o tempo, elevar a produtividade e reduzir os custos na construção civil. Diante disso, é indispensável investir em softwares e tecnologias para melhorar a performance das operações, tornando-as mais enxutas, precisas e eficazes.

Contrate bons profissionais

Para realizar serviços de qualidade, evitar retrabalhos e perdas é essencial contar com profissionais especialistas e experientes. Portanto, tenha equipes qualificadas e invista em cursos e treinamentos para que todos atuem de acordo com os objetivos da empresa, inclusive os cargos de gestão.

Evite desperdícios

Os desperdícios são situações sérias e, mesmo em pequenas proporções, causam impactos significativos no planejamento financeiro. Trata-se de um dos grandes responsáveis por elevar os gastos e tornar o projeto mais caro, muito além do que foi levantado nos orçamentos iniciais.

Sendo assim, considerando o planejamento e análise das atividades, estabeleça ações para eliminar desperdícios de materiais e mão de obra. Algumas ações importantes são:

Como uma empresa especializada pode ajudar?

A redução de custos na construção civil é uma tarefa que, quando bem realizada, proporciona benefícios importantes para a construtora. Consiste em uma ação básica para potencializar os resultados e garantir obras eficientes e desenvolvidas seguindo o planejamento financeiro.

Nesse sentido, contar com especialistas é uma ótima oportunidade para reduzir os custos com eficiência e garantir a satisfação dos clientes. Principalmente quando se trata da implementação de soluções tecnológicas, que são essenciais para o sucesso do negócio.

Dessa maneira, a parceria com empresas confiáveis e especialistas é muito importante para ter apoio e melhorar a performance dos serviços internos na construtora. Sobretudo, o suporte profissional contribui para otimizar o tempo e facilitar o alcance dos objetivos e das metas.

A digitalização de processos na construção civil é fundamental para reduzir os custos e para isso, O QualiTab oferece a melhor solução. Trata-se de um software intuitivo e que oferece diversas funcionalidades para melhorar o desempenho, controle de dados e o processo de tomada de decisões.

Com o Software QualiTab, você conta com soluções centralizadas e ações específicas para garantir a entrega de obras no prazo combinado e dentro dos custos estabelecidos. Tudo por meio de uma gestão eficiente e que favorece a qualidade em todos os processos.

Algumas das possibilidades do software QualiTab são:

  • relatório de obra;
  • rastreabilidade de concreto;
  • verificação de materiais;
  • sistema de avaliações;
  • fichas de verificação;
  • checklist de entrega.

Diante disso, é um recurso moderno e completo para auxiliar na redução de custos na construtora, de uma forma inteligente e inovadora. Além disso, é possível realizar tarefas offline e ter um aplicativo para dispositivos móveis, o que facilita ainda mais a coleta de dados e acesso às informações.

Como você percebeu, investir em estratégias para a redução de custos na construção civil é fundamental para o sucesso de uma construtora. Afinal, permite otimizar as tarefas e reduzir perdas para executar os projetos dentro do orçamento e com toda qualidade.

Gostou do post? Agora que você viu dicas importantes para a redução de custos na construção civil, entre em contato conosco! Saiba como podemos ajudar a revolucionar a gestão na sua construtora e contribuir para reduzir custos com eficiência!

Boas práticas

Talvez você também goste: