Como fazer uma vistoria de obra com o uso da tecnologia? Veja!

  1. Início
  2. Gestão da Qualidade
  3. Como fazer uma vistoria de obra com o uso da tecnologia? Veja!

A vistoria de obra é uma das atividades mais importantes da execução de um projeto e permite avaliar se tudo está acontecendo conforme o planejado. Consiste em uma tarefa criteriosa, que analisa diferentes aspectos para garantir o padrão de qualidade.

Durante o desenvolvimento das etapas do projeto, diversos problemas podem acontecer e comprometem a conclusão e entrega da obra no prazo. Por isso, a vistoria é indispensável para detectar riscos e resolvê-los antes que causem danos sérios à construtora e clientes.

Se você deseja alcançar um ótimo nível de excelência na sua construtora e contribuir para a satisfação dos clientes, esse assunto é imprescindível! Pensando nisso, confira neste post o que é a vistoria de obras, como fazer e os benefícios de contar com a tecnologia! Boa leitura!

Afinal, o que é a vistoria de obras?

A vistoria de obras é um procedimento que verifica diversos elementos e atividades de uma obra, averiguando o andamento dos trabalhos. Trata-se de uma análise criteriosa que acompanha o desenvolvimento do projeto para certificar que tudo está conforme o planejado.

Em outras palavras, a vistoria de obras consiste na verificação detalhada das atividades executadas em campo nas etapas do projeto. Dessa forma, é possível identificar problemas eventuais e resolvê-los de forma antecipada, preservando os padrões de qualidade previamente definidos.

Nesse sentido, funciona como uma ação preventiva e que contribui para garantir que o andamento da obra aconteça da forma correta – logo, conforme o projeto, as diretrizes apresentadas ao cliente e especialmente, atendendo às leis e padrões de qualidade.

Para que a vistoria de obras serve?

O objetivo da vistoria de obras é preventivo, pois analisa diversos fatores visualmente e compara com o que foi planejado para o projeto. Sendo assim, a vistoria pode ser cautelar, que avalia a situação entorno da obra, e a vistoria antecipada, que acontece antes da entrega da obra.

Desse modo, a vistoria serve para oferecer aos gestores do projeto uma visão realista sobre o andamento dos trabalhos. Com isso, é possível saber se tudo está dentro do estabelecido no projeto e, caso haja indícios de não conformidades, que elas possam ser resolvidas sem comprometer os resultados.

Para isso, o laudo de vistoria analisa diferentes aspectos, por exemplo:

  • questões estruturais, como paredes, pilares e tetos;
  • sistemas elétricos;
  • sistemas hidráulicos;
  • qualidade do acabamento;
  • segurança na obra;
  • organização do canteiro e materiais.

Apesar de parecer um assunto simples, a vistoria é um processo muito importante para toda construtora, além de ser amparada por normas da ABNT. Por isso, realizar o procedimento pontualmente é essencial para contribuir com o crescimento da construtora.

Como realizar a vistoria com o uso da tecnologia?

A tecnologia é uma grande aliada da construção civil e oferece recursos modernos para realizar diversas atividades gerenciais e operacionais. Exemplo disso são os softwares, que reúnem funcionalidades importantes para centralizar dados e ter apoio na execução de tarefas, como a vistoria de obras.

Com o uso de um bom sistema digital, é possível executar as vistorias com precisão e emitir laudos confiáveis. Além de facilitar o controle, o software torna o processo da vistoria mais fácil, desde a coleta de dados até a elaboração de relatórios.

Veja, a seguir, como realizar a vistoria de obras com o apoio dessa tecnologia!

Levantamento de dados

O software permite que os gestores levantem dados em campo com o uso de dispositivos móveis, preenchendo campos para, posteriormente, gerar o laudo. Esse processo acontece de uma maneira intuitiva e controle abrangente dos aspectos que serão avaliados no canteiro de obras.

Controle por imagens

Além de inserir descrições sobre os itens verificados nas etapas do projeto, a tecnologia digital também permite inserir imagens. Com esse recurso, os laudos e relatórios são ainda mais transparentes e apresentam dados reais, que são essenciais para o acompanhamento da obra.

Segurança de dados

Após coletar dados e imagens na vistoria de obras, o software armazena todas as informações em arquivos totalmente seguros. Dessa forma, os gestores podem realizar consultas e alterações, controlar acessos e manter um histórico protegido, o que preserva a confidencialidade.

Elaboração de formulários

Por fim, depois de coletar dados e registrar imagens do andamento das obras, o software permite a elaboração dos formulários e laudos. Essa etapa acontece sem burocracias e pode ser efetuada no escritório, organizando os dados para emitir documentos oficiais.

Quais são os benefícios de contar com um software?

Como vimos até agora, um bom software oferece recursos inteligentes para realizar a vistoria de obras com toda praticidade e segurança, sendo assim, é uma inovação que se tornou extremamente necessária para qualquer construtora, pois oferece benefícios importantes.

Além da facilidade para levantar e organizar dados, o software permite gerenciar dados de forma centralizada. Diante disso, os gestores têm a oportunidade de controlar as informações para emitir relatórios confiáveis e com riqueza de detalhes.

Nesse contexto, contar com um software para a vistoria de obras proporciona as seguintes vantagens:

  • elaboração descomplicada dos laudos;
  • histórico seguro e acessível;
  • evita a emissão de arquivos físicos;
  • facilidade no acesso às informações;
  • praticidade para coletar dados em campo;
  • segurança, pois os arquivos são armazenados em nuvem;
  • controle total de acesso e rastreabilidade.

Entretanto, para ter um software que atenda às suas necessidades é essencial procurar uma empresa confiável e especialista na construção civil. Para isso, o QualiTab é a melhor alternativa e oferece um software completo para otimizar suas tarefas.

Além da vistoria de obras, você tem ao alcance das mãos diversas possibilidades para controlar a sua obra da melhor forma. O aplicativo para dispositivos móveis permite a coleta de dados offline, oferecendo todos os recursos para a transformação digital do seu negócio.

Viu como a vistoria de obras é um processo imprescindível para garantir a satisfação dos seus clientes? Portanto, conte com um software moderno e que ofereça funcionalidades para tornar as vistorias práticas e eficientes, contribuindo para evitar diversos transtornos.

Gostou do post? O que achou de saber tudo sobre a vistoria de obras? Se deseja ter praticidade para realizar essa importante tarefa, não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça o software QualiTab, veja como podemos ajudar a modernizar sua construtora!

Gestão da Qualidade
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir