Saiba como fazer a rastreabilidade de concreto e blocos em obras


Os resultados dos avanços tecnológicos dos últimos anos estão em inúmeros setores e, na construção civil, não seria diferente. O concreto está presente em todas as obras e, devido às necessidades que surgiram com o tempo, muitas variações desse material foram criadas. A rastreabilidade de concreto e blocos em obras serve para distinguir os diferentes componentes existentes nesses materiais.

Um concreto de baixa qualidade pode gerar muitos problemas, como fissuras, rachaduras, além de danos que podem comprometer seriamente toda a estrutura, gerando prejuízos incalculáveis. Por isso, na hora do planejamento de uma construção, é fundamental utilizar produtos de qualidade, a fim de garantir a segurança e o alto desempenho da obra.

Para saber mais sobre a rastreabilidade de concreto e blocos em obras, leia este artigo até o fim. Aqui, vamos explicar como funciona esse processo e quais suas principais vantagens. Confira!

Qual a importância do concreto e blocos na construção civil?

Todo e qualquer insumo usado em obras é conhecido como material de construção. Esses vão, desde produtos para infraestrutura, até aqueles usados nas fases de acabamento. O concreto faz parte dessa categoria e é um produto indispensável na construção civil. Quando resistente, confere segurança e durabilidade para a estrutura.

Com o decorrer dos anos, foi preciso desenvolver variações do concreto para se adaptar às novas necessidades do mercado. Dentre elas estão: o concreto armado, bombeável, protendido, leve, celular, pré-fabricado, projetado e o convencional. Este último é o mais usado nos canteiros de obras.

O concreto é fundamental para o desenvolvimento de qualquer projeto da engenharia civil. Ele é composto, basicamente, por cimento, água, areia, britas, aditivos e adições. A qualidade do concreto e blocos dependerá da procedência dos materiais usados em sua composição e do controle tecnológico desenvolvido durante o processo de preparação.

Por isso, utilizar um concreto de qualidade é optar por um produto que está de acordo com os parâmetros exigidos. Devido à sua importância, esse insumo enfrenta um rigoroso controle de qualidade, com testes que analisam sua durabilidade e desempenho.

Esse produto é bastante versátil, mas é preciso ficar atento à qualidade dos materiais usados na sua composição. Uma forma de garantir a qualidade de um empreendimento é conferindo o bom desempenho desses materiais Por isso, o processo de rastreabilidade de concreto e blocos é tão importante para garantir a qualidade na construção civil.

[rock-convert-pdf id=”293″]

O que é a rastreabilidade de concreto e blocos em obras?

O concreto é o insumo obrigatório nos canteiros de obras por todo o Brasil, e o controle de qualidade desse material oferece muitos benefícios. É por meio dessa avaliação que o concreto poderá ser classificado conforme alguns critérios, como durabilidade, densidade, resistência, finalidade e produção.

Um bom controle de qualidade desse produto é capaz de aumentar a vida útil da estrutura, a resistência à compressão, além de facilitar a execução do serviço e a adaptação a variados formatos.

O processo de rastreabilidade de concreto consiste no monitoramento do produto em todas as cargas dos caminhões envolvidos na obra. O objetivo desse método é identificar os insumos, matérias-primas e o determinado serviço ou produto usado na produção do concreto. As informações são controladas por planilhas e plantas simplificadas, que incluem a região e os elementos que serão concretados. A rastreabilidade dos materiais usados na construção impacta diretamente no resultado final.

Ao receber o concreto na obra, o responsável precisa coletar uma amostra do material e encaminhar para análise. A amostra será identificada pelo laboratório e o código de cada um será indicado no mapa de concretagem. Após essa análise, é possível saber, exatamente, o que compõe cada material. Esse laudo fica armazenado, conforme o procedimento de controle de registro da empresa.

Como é feita a rastreabilidade do concreto?

O rastreamento de concreto e blocos em obras é fundamental para analisar e monitorar a qualidade dos produtos que são recebidos e usados na construção. O primeiro passo acontece quando o produto é entregue no canteiro de obras. Controlar esse recebimento é verificar todo caminhão que entra e as cargas de concreto e blocos. Desta forma, é possível averiguar se todo o material entregue condiz com a nota. Além disso, as dimensões do caminhão betoneira precisam ser verificadas.

O planejamento desse rastreamento serve para ter o controle exato da quantidade de cada material usado na obra. As fichas de verificação de material auxiliam no rastreamento do concreto. Elas registram todos os insumos que são utilizados no período de construção, além de checar e acompanhar os resultados dos laudos do material.

O rastreamento de concreto e blocos em obras também serve para definir as plantas estruturais e demarcar em quais locais da estrutura terá esse tipo de produto.

Como garantir a qualidade do material?

Como vimos, para garantir a qualidade do material usado na obra é fundamental utilizar ferramentas que ajudem na rastreabilidade do concreto e blocos. Através desse procedimento, é possível saber se todos os insumos usados para a composição daquele material estão de acordo com as especificações apresentadas. Uma boa gestão da obra é capaz de garantir a qualidade do material utilizado. Algumas ferramentas e serviços podem ajudar as construtoras no gerenciamento dos insumos e atividades realizadas na obra.

A QualiTab possui produtos e ferramentas que auxiliam na gestão de verificação da qualidade da sua construção de maneira segura e simples. A empresa foi pensada e produzida para engenheiros civis e tem como objetivo ajudar as construtoras a melhorarem seus resultados, com a automação e o aperfeiçoamento dos seus processos. São informações úteis, em tempo real, que auxiliam na tomada de decisão.

Portanto, para garantir segurança e durabilidade à obra, é fundamental contar com materiais de qualidade, duráveis e resistentes. Isso evita transtornos durante o processo e prejuízos financeiros. Além disso, a rastreabilidade de concreto e blocos em obras auxilia na gestão dos empreendimentos. Por isso, conte sempre com uma empresa especializada e profissionais qualificados para oferecer mais segurança e produtividade aos serviços.

Entre em contato com os profissionais da QualiTab e verifique a qualidade da sua obra de forma ágil, prática, fácil, efetiva e segura.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.